Confira as experiências vividas pelos intercambistas da ETEPAM.

13 nov 2017
Ana Beatriz Alves
425
0

O Programa Ganhe o Mundo, oferecido em algumas escolas estaduais inclusive na ETEPAM, no mês de setembro levou quatro dos nossos alunos para obter uma experiência totalmente diferente e emocionante, que os proporcionou a oportunidade de morar e estudar durante 6 meses em outro país e se especializar em algum idioma (inglês ou espanhol) oferecido pelo curso, escolhido pelos próprios estudantes. No caso deles, o inglês.
Ana Júlia, Paulo Matheus, Alessandra Nunes e Guilherme Freitas estão atualmente morando no Canadá e nos contaram um pouco dessa experiência incrível que estão vivenciando agora:

Alessandra conta que no início foi bastante complicado: “novos costumes, novas pessoas, nova escola. É tudo diferente. Mas depois que você acostuma, começa a perceber e aproveitar as diferenças“. Ela afirma que é como descobrir um mundo novo, com uma cultura e língua muito diferente da que está acostumada, mas que está sendo muito interessante vivenciar tudo isso.

Sobre a adaptação, ela conta que não teve dificuldades. Já na primeira semana foi descobrindo os costumes de lá e está vivendo como se fosse sempre assim. “Me adaptei muito bem“. Afirmou.

Ana Júlia e Guilherme sentiram um pouco de dificuldade com a língua no início, principalmente em relação ao sotaque, porém, com o contato direto com o idioma as dificuldades foram sumindo e hoje já não veem tantas complicações.

Já sobre as diferenças culturais entre o Brasil e o país em que estão residindo, eles contam que existe bastante dessemelhança, como o Halloween, Thanksgiving, as refeições, etc. “Fiquei empolgada com cada uma delas, é muito legal experimentar uma cultura bem diferente da sua. ” Ana Júlia afirma.

Para as pessoas que desejam realizar um intercâmbio em algum momento das suas vidas, eles deixam um conselho: “Diria para irem de cabeça, é uma experiência que você não pode desperdiçar ou desistir pelo primeiro problema que surgir. Eu diria para que eles tentassem de tudo, provem as comidas, façam amigos de outras nacionalidades, deixem a timidez de lado e faça do seu intercâmbio o melhor possível. E mesmo que sintam saudade de casa, dos seus amigos, da sua vida no Brasil, jamais desista, no futuro você vai olhar para trás e vai ter orgulho de não ter desistido e ter ido até o fim e que independente de tudo acreditem em vocês mesmos e em sua capacidade. ”

Todos nós da ETEPAM nos sentimos completamente prestigiados com essa conquista dos nossos alunos e desejamos que possam aproveitar de todas as formas possíveis e adquirir muito conhecimento nessa maravilhosa oportunidade que lhes foi dada.