Dia Internacional da Mulher- ETEPAM

8 março 2017
240 Visualizações

Hoje, 8 de março de 2017 é comemorado o dia internacional da mulher, mas, antes de comentar sobre essa vivência, vamos entender o contexto desse dia tão importante.

As histórias remetem a criação do dia Internacional Da Mulher em celebração à luta de 130 mulheres operárias que reivindicaram por melhores condições de trabalho em uma empresa têxtil em New York, em 1857. Elas foram trancadas dentro da própria empresa e incendiadas por seus superiores que julgaram o ato como uma afronta imperdoável. Entre outras lutas da classe feminina reivindicando melhores condições de trabalho e remunerações dignas, realizadas durante o mês de março entre 1857 e 1917.

A partir do final do século XIX, começaram as vivências internacionais desse dia, trazendo conscientização em espaços socioeducativos, nas ruas e nas escolas. Na ETEPAM, por exemplo, os alunos do integrado tiveram acesso a atividades de exaltaram essa importância. Eles puderam participar de debates e rodas de diálogo com temas que traziam reflexões sobre a mulher na contemporaneidade. Os alunos do 1º ano foram às ruas para entregar flores nos semáforos como forma de homenagem.

É importante pensar que é um dia que vai além de celebrações e privilégios propostos efemeramente e sim um dia para refletir sobre toda luta que ainda continua.