Gelson Iezzi participa do evento “De Professor Para Professor” na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães

25 out 2017
Liliane Chagas
393
0

Ontem, 24 de outubro, terça-feira, recebemos professores de matemática do ensino médio e fundamental para um evento “De professor para professor”.

A princípio a ideia para o evento surgiu em uma capacitação de professores onde eles queriam realizar o estudo dos 11 volumes da coleção Fundamentos de matemática elementar, de Gelson Iezzi.

Os professores que promoveram esse evento buscavam apresentar uma proposta para a GRE, ou quem sabe, a secretaria de educação, de um treinamento sobre matemática para que os professores da área se sintam importantes.

O evento foi apresentado pelo professor de matemática da ETEPAM, Walter Pessoa, ele chamou a banca de professores envolvidos na área de Educação, entre eles estavam, Regison Venâncio, diretor adjunto da ETEPAM, Ana Aurélia, coordenadora pedagógica da ETEPAM, Gláucia Tadu professora de matemática e física, José de Arimathéia, professor de matemática, Denis Andrade, representante da Regional, Jonas Nero e por último, mas não menos importante, Gerson Iezzi, nosso convidado especial e escritor da coleção de Fundamentos de matemática elementar.

Gerson Iezzi iniciou sua palestra falando: “Devemos levar a educação para frente, devemos relatar experiências que deram certo e também as que deram errado em sala de aula, só dessa forma evoluiremos na educação”.

Ele diz se preocupar com os resultados conquistados pelos estudantes brasileiros, quando estes fazem provas a nível internacional e não tem bons resultados.

“A capacidade que os estudantes têm de aprender é sem dúvida bem maior do que é notada, mas esta é tão pouco aproveitada”.

Tivemos a oportunidade de entrevistar o Gerson Iezzi, que nos contou a importância do evento e ainda deixou uma mensagem de incentivo aos professores.

“Esse evento é importante para trazer motivação aos professores que não devem ficar exclusivamente em contato com os alunos da sua escola, eles devem ter um contato amplo com outros estudantes, descobrir novas formas de conhecimento e como repassá-lo.

A mensagem que deixo é que o professor, enquanto professor deve ser um crente, um visionário, deve ter esperança de que a aprendizagem é o único caminho pacífico para se crescer em todos os aspectos”.

Entrevistamos também o professor Walter Pessoa, ele disse que sabia da possibilidade da vinda de Gerson Iezzi para o evento, mas antes de divulgar essa possibilidade aos demais professores de matemática da ETEPAM resolveu esperar para divulgar apenas quando estivesse tudo certo.

Walter, disse que existe uma pessoa que foi de grande ajuda para a realização do evento, ela, Jaidete Arruda, professora de língua portuguesa e que também estudou engenharia por um bom tempo.

O professor ressalta: “Primeiro deve-se respeitar o professor e então valorizar a rede Estadual”.

Para incentivo dos professores ele deixou a seguinte mensagem, que todos professores reflitam na sua prática diante dos alunos, e que faça o melhor de si sempre.

Ao fim da palestra de Gerson Iezzi, foi sorteado aos professores presentes no evento os 11 volumes de sua coleção de matemática e houve também uma seção de fotografia e autógrafos.

Nós da ETEPAM, agradecemos a presença de todos nesse evento tão bonito, e especialmente a presença de Gerson Iezzi que compartilhou com todos um pouco de seu conhecimento.