“Independência ou morte”

6 set 2017
Raquel Trindade
305
0

Amanhã será comemorado o dia da independência do Brasil, um momento de extrema importância para nós brasileiros, além do fim do domínio português, também conquistamos a autonomia política e econômica. Um dia festivo para celebrar a nossa tão sonhada liberdade, a qual foi buscada incontrolavelmente.

Foi no dia 07 de setembro de 1822 em que aconteceu a independência, ela foi liderada por Dom Pedro I, e os primeiros passos para que ela acontecesse foi dada no riacho Ipiranga (atualmente conhecemos como São Paulo), onde Dom Pedro I deu o grito: “Independência ou morte”, a partir daí este dia ficou marcado, e foi então que, simbolicamente, nós brasileiros já não éramos mais uma colônia de Portugal, agora estávamos caminhando para uma tão sonhada autonomia, a qual foi estabelecida a independência.

Logo após a emancipação, o Brasil foi se tornou uma monarquia, uma forma de governo em que o chefe de Estado tem o título de rei ou rainha. Após a independência, Portugal não aceitou que o Brasil se tornasse independente e exigiu que o Brasil o pagasse aproximadamente 2 milhões de libras, esse dinheiro foi fruto de um empréstimo da Inglaterra, pois não se tinha este valor, após o pagamento, no ano de 1825, Portugal reconheceu a independência. As primeiras nações que reconheceram que o Brasil não era mais uma colônia, foram os Estados Unidos e o México.

Vários fatores influenciaram a independência, entre eles estão: As elites agrárias e comerciais brasileiras que almejavam a liberdade econômica para expandir o comércio de seus produtos, pois isso só aconteceria se o país se tornasse independente; Fortes insatisfações devido as cobranças de altas taxas e inúmeros impostos que eram exigidos por Portugal; Fortes influencias de outros movimentos internacionais de libertação, como a Revolução Francesa (1789) e a independência dos Estados Unidos (1776); Pressões e o descontentamento com o monopólio comercial que era imposto pela Coroa, e vários outros motivos.

A importância está diretamente relacionada a nós brasileiros, agora não somos mais uma colônia, podemos dizer que o país é nosso. Antes na independência éramos muito explorados pelos portugueses, todos os nossos bens tinham sido extraídos, e não tivemos a oportunidade de usufruir deles, os portugueses se aproveitam e roubaram o que era nosso, mas a partir do dia 07 de setembro, a nossa voz foi ouvida, nos tornamos independentes.

Esse marco é muito importante e não podemos deixar esse dia ser esquecido, jamais podemos deixa-lo em branco, vamos guarda-lo sempre em nossas mentes em nossos corações. Viva a independência do Brasil!