• Os tios do dia a dia

    23 março 2017
    1121 Visualizações
    fb

    Tendo em vista o tema da semana voltado para os funcionários, vamos falar sobre os da ETEPAM, aqueles que temos mais contato por estarem presentes no nosso cotidiano e prestam serviços exclusivamente à instituição.

    Diariamente, estamos rodeados por uma gama de funcionário dentro da ETEPAM, pessoas que nos servem, limpam aonde sentamos ou aonde vamos estar, atendem com todo bom gosto, ouvem os nossos pedidos e até batalham por nós e lutam com todo o afinco pelos nossos direitos.

    Hoje, dia 22 de março de 2017, decidimos entrevistar, ouvir e procurar saber mais sobre essas pessoas que passam todos os dias conosco, pessoas que se emocionam, lutam e vivem em busca de seus direitos, elas vêm de muito longe exercer a sua profissão com um sorriso largo no rosto, servindo e dedicando-se cada vez mais por um simples e mísero “obrigado”, por um singelo reconhecimento. A essas pessoas dedicamos não apenas uma matéria, mas sim, uma genuína homenagem.

    Conversamos com todos os tipos de pessoas. Allisson Apolonio, professor da base técnica de Logística da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães, “O que me motiva a continuar dando aula é o interesse dos estudantes” diz ele, e segundo o próprio, “A minha maior esperança profissional é a formação de profissionais desejáveis no mercado de trabalho”.

    Gerlene Tavares, auxiliar de serviços gerais, mostrou uma lição de grande aprendizado para nós, “Depois de virar mãe, nós sonhamos pelos nossos filhos, eu sonho pelo meu”.

    Ernandes Alexandre, auxiliar de cozinha, mora em Jaboatão dos Guararapes, mas não se entristece, trabalha na escola a 2 anos e ama a sua função.

    Andréa Balbino, esbanja felicidade e amor pelo seu trabalho, trabalha na instituição há 7 anos, “O que me motiva é poder contribuir para melhoria do indivíduo. A minha maior esperança é que as pessoas melhorem, sejam mais humanas e amem a Deus acima de tudo”, diz ela cheia de compaixão.

    Luciene Salvador é bibliotecária na instituição, voluntária bolsista, mas também professora de Ética e Empreendedorismo, esbanjando experiências profissionais, também é uma guerreira na vida, “Eu amo o que faço e faria tudo novamente”, “Eu tenho a esperança de ter um emprego fixo, para assim me aposentar”, citou.

    E por fim, mas não menos importante, a professora da base comum da instituição, Lucineide Valeria, trabalha no colégio a cerca de 1 ano e 3 meses, mas tem 22 anos de vida profissional, ela ama a sua profissão, “A minha maior esperança é que os meus estudantes sejam agentes modificadores na sociedade, que eles sejam corajosos e lutem pelos seus direitos mais do que nós lutamos”, abordou.

    Conclui-se que estas pessoas são as engrenagens da instituição e delas nós dependemos, nossos funcionários são de suma importância para o bem de todos que partilham deste patrimônio.

    Fiquem ligados para a última parte do nosso tema que será postado nesta sexta-feira (24/03) !!!

    Continue Lendo
  • 22 março 2017
    180 Visualizações
    1

    Hoje, dia 22 de março na ETEPAM ocorreu o evento do PLANO A de suma importância para os estudantes da ETEPAM descobrirem a sua aptidão profissional para o futuro e tirar suas dúvidas sobre algumas profissões. O encontro do Plano A é um evento realizado somente em escolas públicas, seu objetivo é trazer palestras sobre diversas áreas e profissões que guiem o estudante em sua vocação profissional. Esse evento foi fundado por Jonathan Barreto ex-estudante da ETEPAM, cursando Administração na Universidade de Pernambuco, e com essa mais nova criação pretende ajudar todos os estudantes a tirarem todas as dificuldades quanto a sua carreira profissional. Ele trouxe alguns profissionais das áreas de: Administração, Arquitetura, Design, Jornalismo, Direito, Psicologia, Engenharia Mecânica/Produção. Os palestrantes responderam todas as dúvidas dos estudantes. Foi um dia proveitoso para os profissionais e para os estudantes da ETEPAM.

    Confira alguns depoimentos dos palestrantes sobre sua área de atuação o que eles acharam do Plano A:­­­

    Jornalismo- “Esse evento é uma iniciativa espetacular, e me ajuda a realizar meu sonho de alcançar o maior número de pessoas para sua profissionalização” afirma Alexandre Cunha.

    Engenharia de Produção- “ Achei ótimo esse evento, já conhecia e observo que tem um grande número de pessoas que se interessa por isso e tem bastante dificuldade em escolher que profissão seguir, e participar disso é ótimo, eu utilizo o conhecimento que tenho para ajudar outras pessoas”- afirma Amanda Oliveira.

    Psicologia: “Amei esse projeto, na minha época nunca tive essa oportunidade que os estudantes têm hoje, isso é maravilhoso e criativo”- afirma Luana Cruz.

    Engenharia Mecânica: “Eu sempre lutei por tudo o que quis, e esse evento do Plano A me ­­­ajuda a passar para esses estudantes a importância que a força de dedicação tem. Estou feliz por esta aqui e fazer parte desse crescimento profissionalizante” afima Victor Hugo.

    Percebemos que os profissionais prezam em passar conhecimento e experiência. E observamos que todos eles querem ser úteis para vida de cada estudante. Sentiram-se realizados de participar desse importante evento.

    Agora, vejamos o depoimento do presidente do Plano A:

    “Não criei esse evento por nada. Eu amo ajudar pessoas, quero fazer elas se sentirem realizadas como me sinto de fazer esse trabalho. Foi montado um planejamento que não foi fácil de ser realizado, gastei muito tempo, mas hoje sentir a grande recompensa de todo esse esforço e o da minha equipe. Sei que de alguma forma cada profissional tocou o coração dos estudantes e eu me esforcei para tocar o coração desses profissionais competentes e dedicados. Foi um belo dia, deu tudo certo e espero que eu tenha ajudado esses estudantes de alguma forma. Satisfação é o que sinto nesse momento por ter criado esse projeto e por ser reconhecido pelo meu trabalho”. Jonathan Barreto.

    Continue Lendo
  • Visita da Escola Técnica Cícero Dias

    21 março 2017
    48 Visualizações
    2

    Hoje (21/03), o centro de inovação teve a oportunidade de receber a Escola Técnica Cícero Dias, durante a visita houve um bate-papo dos estudantes com o coordenador do MIC Francinildo Kleyson, para esclarecer dúvidas sobre o projeto Imagine Cup e receber dicas para um bom desempenho na competição. Para finalizar a visita, colaboradoras de comunicação apresentaram sobre o MIC, o Green Team e suas respectivas funções. Foi um dia muito enriquecedor com trocas de experiência e conhecimento.

    Continue Lendo
  • Os funcionários merecem visibilidade

    20 março 2017
    224 Visualizações
    Funci

    Neste dia, 20 de março de 2017, iniciamos o nosso projeto que visa não apenas entreter e informar, mas também conscientizar os estudantes da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães a respeito de temas diversos. O primeiro assunto será a respeito dos funcionários.

    Teoricamente falando, nós podemos definir o funcionário como uma pessoa contratada para prestar serviços para um empregador, em uma carga horária definida e um salário aleatório, ele na maioria das vezes não tem autonomia para escolher a maneira de como realizar, mas, apesar da subordinação, o empregado tem uma série de direitos.

    Percebemos então, que o trabalhador embora tenha um breve conceito, possui uma rede de camadas que consiste em ser bastante ampla, podendo exercer e participar de diversos tipos de funções e situações. Podemos ter como principais exemplos de funcionários que vão do mais proativo ao que provoca problemas que acaba prejudicando toda a empresa. Hoje em dia, podemos visar uma grande deturpação nos direitos desses empregados, o desemprego no nosso país só cresce e hoje, em 2017, de cada 3 desempregados em todo o mundo, 1 é brasileiro. Embora o desemprego cresça cada vez mais e as pessoas busquem desesperadamente um emprego independente dos direitos, da função e até mesmo da segurança que esse trabalho oferece, o número de trabalhadores sem carteira assinada continuou a cair, até o ano passado 12,1% empregados estavam sem o documento.

    Em virtude dos fatos mencionados, vivenciamos que o funcionário tem diversos privilégios na maioria das vezes, há trabalhos em que os empregados não são remunerados e muitos menos trabalham com alguma condição que não seja a precária. Ultimamente, a nossa sociedade passa por um momento conturbado nessa questão, infelizmente, isso faz com que pessoas se submetam ao risco de sofrer danos irreparáveis por coisas vitais na qual necessitam, nem sempre essa é a melhor opção.

    Continue Lendo
  • Conhecimento e informação da melhor forma para você!

    18 março 2017
    84 Visualizações
    ata

    A partir da próxima segunda-feira (20/03) será implantado um novo modelo de publicação. Serão postados artigos voltados para a vida estudantil nas segundas, quartas e sextas-feiras. Disponibilizaremos dicas, informações da instituição e muito conhecimento para você ficar ligado em tudo que acontece no meio escolar. Cada semana será voltada para um tema específico e subtemas serão postados ao longo dela. Você não pode perder!

    Continue Lendo