• Início das aulas do MedioTec 2017 na ETEPAM

    14 agosto 2017
    86 Visualizações
    foto mat medio tec

    A ETEPAM está participando do programa Médio TEC, que visa disponibilizar cursos de nível técnico para estudantes do ensino médio no contraturno das aulas regulares, para aqueles que são matriculados em escolas públicas, sendo estas não técnicas. Formação inicial e continuada são modalidades da qualificação profissional ofertada pelo MedioTec.

    O foco atual é o ensino médio pelo fato do índice de desemprego no país ser maior entre os mais jovens, portanto, foi planejado direcionar vagas para os cursos de acordo com a demanda do mercado.

    A partir das 14:00 desta segunda-feira, dia 14 de agosto, os estudantes vivenciaram o primeiro dia da rotina de escola técnica, tendo um horário de aula até às 17:00 horas. Tivemos a oportunidade de conversar com uma aluna que conta quais suas expectativas para com a nova experiência e o que achou da iniciativa, confira:

    Rebeca Raquel, de 16 anos, atualmente cursa mecânica na ETEPAM através do programa e diz estar gostando dessa novidade, tem planos para o futuro com essa nova formação. “A oportunidade é muito boa, estou gostando muito, apesar de estar um pouco apreensiva com toda essa linguagem profissional. ”, afirma.

    A ETEPAM deseja a todos os estudantes uma ótima jornada rumo à um futuro de sucesso e que todos se adaptem muito bem à nova rotina.

    Continue Lendo
  • Campanha de doação de sangue. Ajude o próximo com esse pequeno gesto de solidariedade!

    10 agosto 2017
    2605 Visualizações
    rayy_banner

    Muitos estudantes da instituição têm conhecimento de que a aluna do integrado, Rayanne Santos, já passou por tratamentos contra a Leucemia Linfóide Aguda, e atualmente passa por um segundo tratamento. A estudante já palestrou na ETEPAM falando um pouco sobre sua experiência com a enfermidade e sua colaboração no Instituto de Oncologia Infantil Nordeste, no qual é voluntária.

    Esta, no momento, necessita de doações de sangue para dar continuidade à sua quimioterapia, e claro que a ETEPAM está com ela nesse impasse. Apelamos pela colaboração de todos, pois a cada mês ela necessita de no mínimo três doadores, os procedimentos são os seguintes:

    • Qualquer tipo sanguíneo será aceito
    • O possível doador deverá atender aos critérios propostos pelo HEMOPE, para que possa doar.
    • Caso siga os requisitos, deverá se dirigir ao HEMOPE, e confirmar que a doação será dirigida à estudante repassando seus dados e informando o seu local de tratamento.
    • Ao doar, o voluntário receberá dois comprovantes, um deverá ficar com o mesmo, e o outro deverá ser entregue à estudante, pois é necessário para que haja a comprovação de que ela tem uma doação feita em seu nome.

    -Segue abaixo os dados que serão necessários:

    • Nome: Rayanne Thainá de Oliveira Santos
    • Data de Nascimento: 04/04/2002
    • Início e fim do primeiro tratamento: 2014 a 2016
    • Início do segundo tratamento: 04/08/2017
    • Local de tratamento: Oncologia Pediátrica do IMIP

    -Critérios do HEMOPE para a doação de sangue:

    • É obrigatória em todas as doações a apresentação de um documento oficial do Brasil, com foto.
    • O doador deve ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para os doadores menores de 18 anos é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante.
    • O doador deve pesar no mínimo 50 kg.
    • O doador não deve doar em jejum, nem após uma alimentação copiosa (gordurosa). Deve fazer uma refeição leve antes da doação. Não pode doar quem estiver em jejum prolongado (mais de 12 horas).
    • É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente.
    • O candidato que for piloto de avião ou helicóptero, motorista de carretas ou ônibus, trabalhar em andaimes ou praticar paraquedismo ou mergulho e não puder interromper, por pelo menos 12 horas, as suas atividades, não pode doar sangue.
    • Pulso com características normais, com frequência entre 60 e 100 bpm.
    • As mulheres que apresentarem sangramentos menstruais anormais serão avaliadas pelos triagistas e só serão liberadas se tiverem condições para tal.

    Toda a direção da ETEPAM e familiares de Rayanne, somos gratos pela colaboração de quem se voluntaria a ajudá-la. Fazer o bem é muito importante, e mesmo que não seja para nossa estudante, faça a diferença na vida de outras pessoas!

    #TodosPelaRay

    Continue Lendo
  • A lei Maria da Penha e a Violência Doméstica no Brasil

    7 agosto 2017
    132 Visualizações
    mat_lei_maria_da_penha

     

    Hoje, 07 de agosto, fazem 11 anos que a lei Maria da Penha entrou em rigor. A lei foi sancionada pelo presidente Lula em agosto de 2006, tendo como objetivo prevenir e acabar com a violência contra a mulher. A violência doméstica ocorre em todo o mundo ultrapassando classes sociais, grau de escolaridade ou etnias. Sendo um sério problema de saúde pública que constitui a violação dos direitos humanos.

    A criação dessa lei se deu por consequência do caso de Maria da Penha Maia Fernandes, que é símbolo de resistência contra a violência doméstica. Ela sofreu por 23 anos com seu marido que tentou assassiná-la duas vezes, a segunda tentativa a deixou paraplégica.

    Normalmente, as mulheres que sofrem agressão, por medo ou vergonha se calam, não denunciando seu caso para autoridades maiores que podem ajuda-la de alguma forma, outras se sentem culpadas pela reação de seu companheiro, dando-lhe razão pelo ocorrido.

    A lei traz uma série de medidas protetivas para que a mulher agredida e em situação de risco esteja mais protegida. No decorrer dos anos, desde a implantação dessa lei, houveram grandes mudanças. No início, quando as mulheres eram agredidas, apenas elas deviam fazer a denúncia, hoje qualquer pessoa que tiver informações sobre casos desse tipo pode denunciar, não sendo necessário sua identificação.

    Os casos de violência doméstica não ocorrem apenas com as mulheres, sendo assim, crianças, idosos e homens também podem sofrer esse tipo de agressão. Em grande parte desses casos, a violência contra os idosos é causada por familiares. Por isso a violência doméstica não deve ser vista como algo que a vítima deve aceitar passivamente.

    Nós da ETEPAM apelamos pela conscientização de que tanto esta como qualquer outro tipo de agressão deverá ser combatida e denunciada. Não aceite a violação de seus direitos, a instituição está junto com você nessa luta. Diga não à violência doméstica!

    Continue Lendo
  • Conquistas obtidas pelo MIC ETEPAM

    3 agosto 2017
    249 Visualizações
    Conquistas do MIC

    Hoje, dia 03 de agosto de 2017, iremos dar continuidade a mais uma matéria e como o tema desta semana é o MIC, vamos falar sobre as conquistas do Centro de Inovação da Microsoft instalado na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães, o MIC ETEPAM.

    Como alguns já devem saber, o MIC ETEPAM é fruto de uma parceria público-privada entre o Governo de Pernambuco e a Microsoft, instalada na instituição. Foram várias participações em eventos e competições, e como consequência obtiveram a vitória em algumas delas.

    O Centro de Inovação é um grande apoiador e incentivador, fazendo com que as pessoas participem de competições que envolvem tecnologia e que tirem a sua ideia do papel, ou seja, faz com que as pessoas percam o medo, se dediquem por completo ao seu projeto, e que persistam e perseverem até o fim.

    Desde 2008 até 2017 foram inúmeras conquistas de diversas modalidades, na Imagine Cup foram cerca de 9 participações efetivas, 2 vitórias na competição global e 4 conquistas na etapa nacional, e isso só foi possível por conta dos esforços de todos os participantes. O Centro de Inovação tem apoiado e incentivado várias pessoas, incluindo os jovens e adolescentes. Vários colaboradores já tiveram o estímulo, encorajamento e impulso do MIC, isso é muito importante, pois já é um degrau a mais, uma entre as diversas etapas a serem concluídas.

    Podemos citar como exemplo algumas conquistas do MIC, que levaram estudantes da instituição e colaboradores do Centro, ao pódio, como: 1º Lugar Startups & Makers no Campus Party Weenkeend como projeto universitário e 2° lugar na Imagine Cup na categoria GAMES. Gabriel Magalhães e Gustavo Henrique Magalhães ganharam o prêmio de desenvolvedor Windows, além disso, tiveram outras participações do MIC como por exemplo o RoadShow Imagine Cup, Pernambuco Inovador, Campus Party Recife, Intel ISEF.

    Como podemos observar, o MIC tem uma grande presença em disputas nacionais e mundiais, refletidas em competições como o Technovation e a Imagine Cup, além de diversas outras promovidas pela Microsoft, e isso é só o começo, porque ainda tem muito o que obter.

    A jornada é muito longa, são quase nove anos de muitas histórias a serem contadas, várias experiências vivenciadas, várias pessoas que passaram e deixaram suas colaborações, várias conquistas, mas ainda não é o fim, é só o começo de uma linda e bela caminhada, início de um Centro de Inovação que irá progredir cada vez mais.

    Continue Lendo
  • Início das inscrições para cursos na ETEPAM

    3 agosto 2017
    1426 Visualizações
    mat_cursos (1)

    Hoje, 03 de agosto, o governo do estado de Pernambuco iniciou o processo de seleção para cursos nas escolas técnicas do estado, as modalidades de cursos oferecidos são EAD (educação à distância), subsequente presencial (para quem já concluiu o ensino médio) e profuncionário (para funcionários do quadro administrativo das escolas públicas).

    Serão 17 mil vagas de cursos técnicos abertas nas ETEs e são ofertados 25 cursos técnicos, que estão distribuídos em 77 escolas/polos de 58 municípios. Os cursos têm durações que vão de 1 ano e 6 meses e 2 anos.

    Para as modalidades EAD serão cerca de 10.980 vagas disponibilizadas, para o subsequente serão 5.085 e para a modalidade profuncionário são 935.

    As provas serão agendadas pelo site da Secretaria de Educação do Estado (SEE), nos dias 29 de agosto a 6 de setembro. O resultado será divulgado no mesmo portal, no dia 15 de setembro.

    Já para as modalidades subsequente, as inscrições se encerram no dia 18 de agosto e as provas serão agendadas de forma online, de 21 a 24 de agosto as pessoas interessadas poderão fazer o agendamento das provas.

    No dia 18 de agosto se encerrarão as inscrições para a modalidade subsequente presencial, e para as modalidades de EAD e profuncionário as inscrições se encerram no dia 24 de agosto. O resultado final sairá no dia 30 de agosto, acompanhem os mesmos websites e pelas demais redes sociais e fiquem atentos para mais informações, boa sorte a todos os candidatos!

    Cursos disponíveis na ETEPAM

    EAD 2017.2

    Técnico em Biblioteca

    Técnico em Logística

    Técnico em Administração

    Técnico em Informática – Desenvolvimento de Sistemas

    Técnico em Segurança do Trabalho

    Técnico em Recursos Humanos

    Técnico em Design de Interiores

    Técnico em Multimeios Didáticos

    Técnicos em Secretaria Escolar

    Profuncionário 2017.2

    Técnico em Multimeios Didáticos

    Técnico em Secretaria Escolar

    Subsequente 2017.2

    Técnico em Logística

    Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

    Técnico em Edificações

    Técnico em Mecânica

    Técnico em Mecatrônica

    Técnico em Química

    Inscrições cursos técnicos

    Continue Lendo