O que é o setembro amarelo?

14 set 2018
Caio Toledo
204
0

Poucos adultos tem noção ou aprofundamento de uma importante e imprudente ação que é praticada por maioria das vezes pelos jovens: suicídio.

suicídio é o ato intencional de tirar a própria vida. Esse ato pode ser decorrente de transtornos mentais/psicológicos (como a depressão) ou de outros fatores (como o abuso de drogas). Para combater essa crescente onda de suicídios, foi decretado oficialmente pelo governo nacional que o mês de setembro fosse objetivado para a prevenção do ato.

O denominado Setembro amarelo, é destinado à conscientização e orientação da
população a respeito do suicídio tratando de suas causas e a importância do
debate aberto do assunto entre todos. A temática originou-se inicialmente em 2015, no estado de Brasília, capital brasileira sendo elaborado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) juntamente com o CFM (Conselho Federal de Medicina)e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). A ideia é conhecida e tratada com bastante importância em todos os estados brasileiros já que atualmente no Brasil, o número de suicídios vem crescendo geometricamente. No ano de 2011, a taxa de suicídio era de 5,3 a cada 100 mil habitantes, já na atualidade, varia de 5,9 a cada 100 mil habitantes.

Nós da ETEPAM sabemos a importância de combater o suicídio e decorrente disso, iremos fazer matérias especiais com o objetivo de informar e aprofundar sobre o que leva uma pessoa a cometer o suicídio e as formas para precaver o ato.